segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Agua - Cinco elementos

Cinco Elementos e Constituição

Os cinco tipos de constituição podem ser identificados, de maneira que cada um se refira a um dos Cinco Elementos. A identificação de um tipo particular pode ser útil na determinação do caráter e do prognóstico de qualquer patologia.

Imagem: Os Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa 
(Giovanni Maciocia)

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Estômago - Mensagens do corpo

O estômago digere todas as novas idéias e experiências que temos. O que seu estômago aceita ou não aceita? O que lhe dá um nó no estômago? Quando temos perturbações de estômago, geralmente significa que não sabemos como assimilar a nova experiência. Sentimos medo dela. Muitos de nós se recordamos de quando as viagens de avião começaram a se popularizam Entrar num pássaro de metal que nos transportaria de forma segura pelo céu era uma nova idéia difícil de assimilar. Assim, em todas as poltronas havia sacos para vômito e a maioria de nós o usava. Vomitávamos nos sacos de papel o mais discretamente possível e os entregávamos à aeromoça, que passava um bom tempo andando de um lado para o outro no corredor, recolhendo-os. Atualmente, apesar de ainda haver sacos em todas as poltronas, eles raramente são utilizados. Assimilamos a idéia de voar.

Úlceras não passam de medo, um medo terrível de não ser "bom o bastante". Tememos não ser bastante bons para um parente ou superior. Não conseguimos engolir o que somos. Rasgamos nossas entranhas para agradar aos outros. Não importa qual seja o cargo que ocupamos, nossa auto-estima é muito pequena. Temos medo do que vão descobrir sobre nós. A resposta para isso é o amor. Pessoas que se amam e se aprovam jamais têm úlceras. Seja delicado e amoroso com a criança interior e dê-lhe todo o apoio e encorajamento que você desejava quando era pequeno.


Mensagens do corpo - Segundo Louise L. Hay

Dor nas Costas - Mensagens do Corpo

As costas representam nosso sistema de apoio. Problemas nas costas geralmente significam que estamos carentes de apoio. É freqüente pensarmos que contamos apenas com o apoio de nosso cargo, família ou cônjuges, porém, na realidade, contamos com o apoio total do Universo, da Vida em si. A parte superior das costas está relacionada com a sensação de carência de apoio emocional. Meu marido/esposa/namorado/amigo/chefe não me compreende ou não me apóia. A parte média das costas está relacionada com a culpa. Tudo aquilo que está atrás de nós. Você tem medo de ver o que está lá ou está escondendo o que está lá? Você se sente apunhalado nas costas.

Você acha que está realmente "na pior"? Suas finanças estão uma bagunça ou então você se preocupa demais com elas? Então pode ser que a parte inferior de suas costas o esteja perturbando por causa da falta de dinheiro ou medo de não tê-lo. A quantia que você tem não importa. Um número muito grande de pessoas crê que o dinheiro é a coisa mais importante da vida e que não conseguiríamos sobreviver sem ele. Não é verdade. Existe algo muito mais importante e precioso para nos, sem o qual não poderíamos viver. O quê? A respiração. O ar que respiramos é a substância mais preciosa de nossas vidas e, no entanto, tomamos como certo que depois que exalarmos esse ar continua ali para inspirarmos de novo. Se não respirássemos outra vez, não duraríamos mais do que três minutos. Ora, se o Poder que nos criou deu-nos a respiração e o ar para durar o tempo que vivermos, não podemos confiar que tudo o mais de que necessitamos também nos será fornecido?


 Mensagens do corpo - Segundo Louise L. Hay

Metal - Cinco Elementos



Cinco Elementos e Constituição


Os cinco tipos de constituição podem ser identificados, de maneira que cada um se refira a um dos Cinco Elementos. A identificação de um tipo particular pode ser útil na determinação do caráter e do prognóstico de qualquer patologia.

Imagem: Os Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa
(Giovanni Maciocia)


Terra - Cinco Elementos


Cinco Elementos e Constituição


Os cinco tipos de constituição podem ser identificados, de maneira que cada um se refira a um dos Cinco Elementos. A identificação de um tipo particular pode ser útil na determinação do caráter e do prognóstico de qualquer patologia.

Imagem: Os Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa 
(Giovanni Maciocia)


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Abraçar a Árvore


1) Fique de pé, com os pés afastados pela distância correspondente à largura dos ombros e com os ombros ligeiramente dobrados. Com o passar do tempo e o progresso do treinamento, você poderá dobrar mais os joelhos, deixando as coxas paralelas ao chão. Os joelhos porém, nunca devem ultrapassar o limite alcançado pela ponta dos dedos dos pés.

2) Mantenha os braços elevados no nível aproximado dos ombros, com as palmas das mãos a uns sessenta centímetros à frente do peito. Essa posição lembra uma pessoa abraçando uma árvore.

3) Use a Respiração Budista ou Respiração Taoista ao inalar e exalar pelo nariz. Encoste ligeiramente a língua no palato mole. Respire lentamente. Por exemplo, se numa semana sua inalação e exalação normais são feitas em dez segundos cada uma, procure fazer com que na próxima semana tenham uma duração de onze segundos cada uma. Com o tempo, você pode chegar a uma respiração de um minuto ou mais.

4) Mantenha essa posição pelo tempo que puder. Inicialmente, talvez você consiga mantê-la apenas por alguns minutos. Com a prática regular, porém, você adquirirá força suficiente para sustentá-la durante vinte minutos por dia.

 Livro: Qi Gong - Cura Chinesa, Energia e Magia Natural

Mensagens do corpo - O coração, sangue, pressão alta, pressão baixa

O coração, claro, representa o amor. O sangue representa a alegria. Nossos corações bombeiam alegremente a alegria por todo o nosso corpo. Quando nos negamos amor e alegria, o coração se encolhe e torna-se frio. Como resultado, a circulação torna-se vagarosa e começamos a nos arrastar para a anemia, angina e infartos. Falamos em "ataque do coração", mas o coração não nos ataca. Somos nós que o prejudicamos, pois nos envolvemos tanto nas novelas e dramas que criamos que muitas vezes nos esquecemos de notar as pequenas alegrias que nos cercam. Passamos tantos anos extraindo toda a alegria do coração que ele literalmente acaba desmaiando de dor. Pessoas que sofrem ataques cardíacos nunca são alegres e, se não aprenderem a apreciar o que há de bom na vida, recriarão outro infarto em pouco tempo. Coração de ouro, coração frio, coração aberto, coração duro, coração mole, coração bom - qual é o seu?

Texto extraído do livro: Você Pode Curar Sua Vida, de Louise L. Hay

Pressão alta
É sinal de problemas emocionais guardados e não resolvidos. Indica uma pessoa extremamente preocupada em não perder, que fica remoendo detalhes e sofre por não aceitar determinadas situações.
Liberte-se de lembranças desagradáveis e relaxe deixando o tempo resolver essa situação
 para você.
Deixe de limitar seus pensamentos a um fato determinado e de canalizar as suas forças negativas porque elas podem destruí-lo muito antes de você perceber.
ALIVIE SEU CORAÇÃO DESAPEGANDO-SE DAQUILO QUE O INCOMODA.
Liberte-se do medo do futuro, pois muitas vezes tememos e sofremos antecipadamente por fatos que nunca acontecerão.
Use técnicas de respiração e <solte> os problemas com certeza eles irão se resolver, com ou sem você. Dirija sua mente para outros assuntos e viva plenamente.
Pare de supervalorizar os seus problemas e sofrimentos.
Saia dessa posição de vitima e forme uma nova personalidade, cheia de tranqüilidade e segurança.


Pressão baixa
É sentir-se carente e com incertezas. Repare em quantas vezes você foi pessimista no dia de hoje. O sentimento de frustração destrói o seu ânimo e, assim, parece que lhe falta o essencial na vida. Procure ver todos os lados da questão e perceba que você está cobrando um amor que pensa não ter. A sua expectativa em relação às pessoas faz com que você seja fraco no momento de tomar decisões. Devemos aprender que é inútil esperar algo de alguém; precisamos reconhecer e agradecer as pequenas coisas que nos são oferecidas. Enquanto você se sentir desarmado, nenhuma pessoa será perfeita para você pois a expectativa é sua e não de quem vive ao seu lado.

Ponha-se no lugar do outro e imagine a cena de uma pessoa emocionalmente fraca que vive agarrada “ao seu pé”, implorando seu amor. O que você faria? Ou melhor, o que você sentiria em relação a ela? Você, talvez, até tentasse provar-lhe que a ama, mas ela, por insegurança, voltaria sempre a cobrar mais amor.

(...) a pressão baixa desaparece quando a pessoa normaliza os seus sentimentos e passa a gostar de estar em paz consigo mesma. Goste mais de você e pense em fazer agrados a si mesmo, passeando, conhecendo pessoas, presenteando-se, praticando esportes ou ginástica e cuidando mais de sua aparência.

A Linguagem do corpo (Cristina Cairo)

Mensagens do corpo - O pescoço e a garganta

Esquecemos que criamos as situações e então abrimos mão de nosso poder culpando outra pessoa pela nossa frustração. Ninguém, nenhum lugar, nada tem nenhum poder sobre nós, pois nós somos o único "pensador" em nossas mentes. Criamos nossas experiências, nossa realidade e todos que estão nela. Quando criamos paz, harmonia e equilíbrio em nossa mente, encontramos o mesmo em nossa vida.

O pescoço e a garganta são fascinantes porque a maior parte das "coisas" acontece ali. O pescoço representa a capacidade de ser flexível no pensamento, ver o outro lado da questão e entender o ponto de vista de outros. Quando há problemas no pescoço, em geral estamos sendo teimosos em nosso conceito sobre uma situação. Sempre que vejo alguém usando um "colar" ortopédico sei que essa pessoa está convencida do seu ponto de vista sobre uma questão e teima em não ver o outro lado.

A propósito, Virginia Satir, a brilhante terapeuta familiar, diz que fez uma "pesquisa boba" e descobriu que existem mais de 250 maneiras diferentes de se lavar a louça, dependendo de quem lava ou dos produtos utilizados. Então, quando nos prendemos à crença de que há apenas "um jeito" ou "um ponto de vista" estamos deixando de fora muitas coisas boas em nossa vida.

A garganta representa nossa capacidade de "falar em favor de nós mesmos", "pedir o que queremos", dizermos "eu sou" etc. Quando temos problemas na garganta, em geral significa que não nos sentimos no direito de expressarmos essas coisas. Não estamos à vontade para defendermos a nós mesmos. Garganta inflamada é sempre sinal de raiva. Quando há também um resfriado, existe confusão mental junto com ela. A laringite em geral significa que você está tão bravo que não consegue falar. A garganta também representa o fluxo criativo no corpo. E nela que expressamos a criatividade. Quando nossa criatividade está sufocada ou frustrada, temos constantemente problemas de garganta. Isso acontece também com pessoas que vivem só para os outros, nunca fazendo o que querem, sempre tentando agradar a mães, pais, cônjuges ou chefes. Amidalite ou distúrbios da tiróide refletem criatividade frustrada por não se poder fazer o que se quer.

O centro energético da garganta, o quinto chacra, é o lugar do corpo onde ocorrem as mudanças. Quando estamos resistindo a elas, no meio delas ou tentando mudar, muitas vezes temos muita atividade na garganta. Repare quando você tosse, ou quando outra pessoa tosse. O que acabou de ser dito? A que estamos reagindo? Trata-se de resistência e teimosia, ou o processo de mudança está em andamento? Nos meus cursos, uso a tosse como instrumento para a autodescoberta. Sempre que alguém tosse, faço com que ele toque a frente do pescoço e diga em voz alta: "Estou disposto a mudar" ou "Estou mudando".
Texto extraído do livro: Você Pode Curar Sua Vida, de Louise L. Hay




terça-feira, 24 de setembro de 2013

Fogo - Cinco elementos

Cinco Elementos e Constituição

Os cinco tipos de constituição podem ser identificados, de maneira que cada um se refira a um dos Cinco Elementos. A identificação de um tipo particular pode ser útil na determinação do caráter e do prognóstico de qualquer patologia.

Imagem: Os Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa 
(Giovanni Maciocia)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reflexologia Podal

A reflexologia compreende a estimulação de determinados pontos situados nos pés, que se relacionam às regiões específicas do corpo humano, conhecidas como áreas reflexas. Além disso, a massagem nos pés pode auxiliar tratamentos de doenças físicas e psicológicas. O pé
 é a região mais acessível ao toque e com maior acúmulo energético.
— A técnica trabalha em cima de pontos reflexos nos pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura do corpo. Conforme os pontos vão se libertando das toxinas, acontece um processo de limpeza e redução da tensão nas diversas áreas do corpo, que reativa a sensação de bem-estar e relaxamento.

R1 - Yongquan

R1 - Yongquan

YU YAO


YU YAO - Ponto Extra

Cinco Elementos

Ciclo de Geração e Ciclo de Dominação dos Cinco Elementos 

Importância do Espírito


Zen Shiatsu


Quando uma criança sobe nas costas de alguém, está aplicando, casualmente, uma boa pressão de Shiatsu. A energia de seu ser está plenamente concentrada em cada movimento e o sentimento de sinceridade da criança em seu gesto penetra como poder de cura no corpo de quem a carrega.
Esse tipo de espontaneidade e presença deve ser transferido a cada toque ao seu paciente. Só quando o ego não está presente é que a simples pressão no corpo se torna uma força vital de cura.

(Livro Zen Shiatsu - Como harmonizar o Yin/Yang para uma melhor saúde)


Madeira - Cinco elementos


Cinco Elementos e Constituição

Os cinco tipos de constituição podem ser identificados, de maneira que cada um se refira a um dos Cinco Elementos. A identificação de um tipo particular pode ser útil na determinação do caráter e do prognóstico de qualquer patologia.

Imagem: Os Fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa 
(Giovanni Maciocia)